O que é o Cartas Amarelas
Cartas Amarelas é um projeto de Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção do suicídio, que nasceu em 2017 idealizado e realizado pelo coletivo de experiências em comunicação, Brazutopia. O projeto começou a partir da preocupação com dois pilares sobre a saúde mental em estado sensível: não falar sobre suicídio e falar errado.
Se em 2017 o Cartas Amarelas surgiu como uma campanha do coletivo que trazia cartas de pessoas que tinham tentado o suicídio para seu eu do passado, com objetivo de ajudar pessoas em mesma situação, em 2018 toma corpo e se torna um projeto a nível nacional onde a comunidade é convidada a se instruir sobre o assunto e enviar suas mensagens de apoio através do site oficial do projeto.
Em 2019 não é diferente, é maior na verdade, além das cartas impressas em folha amarela de fontes renováveis, recursos financeiros para a Associação Maringaense de Saúde Mental foram arrecadados através da ação Amê (@eusouame no Instagram).
Hoje o projeto já conta com uma rede de psicólogos voluntários a nível nacional, mais de 70mil seguidores orgânicos na rede social Instagram (@cartasamarelasoficial), além de toda a equipe Brazuca e da Geração Social, empresa de consultoria em gestão consciente, à disposição da realização do projeto também de forma voluntária. As empresas parceiras e apoiadoras ajudam a viabilizar o projeto e também a expor as cartas em suas dependências disseminando as palavras de bem sem ver a quem.
É importante ressaltar que o projeto tem seus materiais de ponta a ponta passado pela curadoria da equipe de psicólogos e se mantém íntegra aos seus valores de projeto sem fins lucrativos. Além disso, o Cartas Amarelas já se tornou um canal de pedido de ajuda, onde essas pessoas recebem o acolhimento dos psicólogos e são encaminhados para atendimento de redes públicas e ao CVV (Centro de Valorização à vida).