Disque apoio

 O telefone chama sem parar, existe um fio de esperança em mim…”

Certeza que, logo após a quarta palavra, você já embalou a frase acima na melodia do hit de Sandy & Júnior. Bem que poderíamos falar aqui da volta de grandes ícones da música brasileira, assim como o Raça Negra, mas vamos usar esse espaço para falar de outras coisas, por enquanto.

Conheça o CVV

CVV significa “Centro de Valorização da Vida”. Um lugar onde voluntários se reúnem para apoiar emocionalmente, por meio de ligações telefônicas, milhares de pessoas de várias partes do Brasil. O trabalho é gratuito e sigiloso. O assunto, muitas vezes, é um só: preciso de ajuda.

Frases como “me sinto sozinha”, “não sei o que fazer”, “estou confuso” ou “não aguento mais” soam como comuns na rotina do CVV, que em Maringá é mantido pelo Núcleo de Apoio a Vida de Maringá (NAVIMAR).

A entidade atua, na cidade, desde 2016 e é coordenada por Vanessa Souza Santos, que afirma que os voluntários fazem um trabalho humanitário, sem qualquer caráter religioso, científico ou político. Ao todo, 30 trabalham no CVV, deste número, 19 atendem as ligações. Todos atuam presencialmente na sede do CVV, que fica na Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, 865.  

Três gestos

Um

Oito

Oito

Esses são os números que desenham o atendimento do CVV. A linha nacional funciona, GRATUITAMENTE, em Maringá, das 15h às 23h. “Atendemos, aproximadamente, 2 mil ligações por mês. As ligações não são rastreáveis, então não sabemos de qual parte do país a pessoa está falando”. Os CVVs de todos Brasil atendem uma média de 8 mil ligações diárias.

Pilares

Disposição, boa vontade e comprometimento. Três pilares importantes para quem deseja atuar como voluntário no CVV. De acordo com a coordenadora, o trabalho exige muita dedicação.

“Temos reuniões de apoio, de troca, de treinamento, tudo para que essas pessoas estejam alinhadas. Precisamos preparar todos para que saibam o que falar em cada ligação. São regras e padrões que possibilitam que qualquer pessoa seja voluntária. Atendemos as histórias mais diferentes possíveis, então temos que estar libertos de preconceitos, para que a pessoa se sinta compreendida.”

Para ser voluntário, também é preciso ter acima de 18 anos.

Dobrar o atendimento

O objetivo da coordenação é atender 24 horas por dia, semelhante a outros Centros no país. Mas, isso só será possível com mais voluntários. “A maior demanda é final de semana e depois das 22h às 2h da manhã, com fila de espera. Aos finais de semana quase não temos voluntários”.

Além das ligações

Para manter a gratuidade, bem como o treinamento dos voluntários, que precisam sair da cidade para participarem de cursos, além dos custos operacionais do espaço, o CVV está aceitando doações., que podem ser feitas pelo SICOOB, agência 4340, conta corrente 136.702-1. A conta está em nome do NAVIMAR (Núcleo de Apoio a Vida de Maringá) – CNPJ: 28.488.028/0001-39.

O CVV também realiza palestras em escolas e empresas, tudo de forma gratuita. Basta entrar em contato pelo e-mail maringa@cvv.org.br para mais informações.